Lib, Rad or nothing

Numa tradução livre, a imagem diz:

 
Homens feministas

 
Eu não acredito que homens possam se identificar como feministas. Feminismo sempre foi um movimento de mulheres e para mulheres. É sobre ação, é sobre determinação pessoal, e é sobre lutar pelos nossos direitos. Quando os homens pegam espaço no feminismo eles tendem a falar sobre nós. (Geralmente, homens foram socializados a acreditar que a opinião deles é a mais importante.) O que os homens podem fazer pelo feminismo de qualquer modo, é ser um aliado. Um homem que é aliado do feminismo não entra num discurso com feministas e não tenta pegar nossos espaços em círculos feministas mas sim pega seus ideais feministas e os difunde em círculos masculinos. Um homem aliado ao feminismo chama os outros homens e os mostra sua misoginia onde quer que o feminismo não consiga chegar. Se você é homem e quer ajudar o feminismo, isso é o que você pode fazer. Não para receber elogios, mas porque você é um humano decente.

Eu sou feminista mas eu só tive contato com a segunda onda recentemente. Antes eu era libfem e sequer sabia disso. Tem acontecido uns nós na minha cabeça por causa desse assunto e dessas nomenclaturas.

Eu não consigo conceber nem aceitar que todo homem é ruim simplesmente pelo fato de ser homem. A humanidade é ruim, a humanidade é escrota. Sempre enfiei na minha cabeça que nenhum ser humano é igual ao outro. Seja ele de que sexo for. Homens (e não me refiro à raça, me refiro aos machos da espécie) infelizmente foram ensinados a muitas coisas erradas desde milênios atrás (e para mim, isso é inegável). Porém, todo ser humano, seja de que gênero for, pode ser babaca. E muito babaca.

Homens são ensinados a tratar mulheres como serem inferiores, dependentes de carinho, atenção, afeto e dinheiro. Como se não pudéssemos nos virar sozinhas nunca. Isso vem sendo desmistificado à décadas (mas, se estou aqui falando sobre tudo isso como tantas outras feministas, esse assunto ainda não se tornou obsoleto e falarei sempre que tiver vontade e saco de rebater críticas).

Eu acredito que homens podem sim ser aliados e isso é ótimo. Realmente tem homens que só ouvem semelhantes e se fecham em ouvir qualquer coisa só porque sai da boca de uma mulher. Para isso que aliados servem. E não é somente porque eu sou mulher e sou feminista que estou isenta de errar. Para isso que outras feministas servem e aliados também: para criticar meu próprio feminismo quando ele falhar. Eu erro, e erro muito nesse quesito. Me sinto crua quando se trata de feminismo. Preciso ler muito ainda. E acho inclusive que homens possam ser sim feministas. Porém, não acho que a voz desse ato político deva ser deles, isso não. Como foi dito na imagem, para mim, o feminismo é um movimento que deve ser feito por mulheres e para mulheres.

Deixe um comentário